BENCHMARKING

O programa compara as melhores práticas administrativas (processos, produtos e serviços) com empresas consideradas excelentes no mercado. É um aprendizado, melhora a competitividade e pode ser a base para mudanças das organizações.
Têm por objetivo identificar quais são as práticas que as organizações referência realizam e buscar adaptar o melhor do melhor dos líderes ou concorrentes, e se possível melhorar o que eles já tem de bom. Os resultados ajudam a organização à: reduzir custos, reduzir defeitos (desperdício), reduzir retrabalho, melhorar a qualidade.

Tipos de Benchmarking

- Genérico: Investiga as atividades que são ou podem ser utilizadas na maioria das empresas. É o tipo que colhe grande quantidade de informações e utiliza empresas que podem se de segmentos distintos. Exemplo: Processo de Entrada de um pedido até sua confecção final.(Mais amplo e complexo)
- Funcional: Forma mais usual. Avalia práticas e processos similares existentes em outras organizações (não de concorrentes diretos). Forma de melhorar o desempenho de uma atividade, processo, produto, serviço, com base nas melhores práticas do processo. Avalia uma função (ex.: estoque, atendimento, etc)
-Competitivo: Compara os processos, produtos ou serviços de uma empresa com seus concorrentes diretos. Neste caso podem utilizar um consultor que tenha amplo conhecimento dos concorrentes e pesquisas. Diz onde vc está e onde os concorrentes estão mas não informa como eles chegaram lá. (FISHER, 1996).
-Interno: A empresa compara as melhoras práticas internas com objetivo de disseminar para organização, porém corre o risco destas práticas estarem “contaminadas” e a baixa probabilidade de serem as melhores práticas. A vantagem é a fácil coleta de dados.

Nenhum comentário: