ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVO

A administração por objetivos, ou APO, é um processo participativo de planejamento e avaliação por onde ocorre a descentralização das decisões e a definição de objetivos de forma conjunta para que a organização defina suas prioridades e consiga alcançar os resultados desejados.

A admistração por objetivos é uma técnica participativa de planejamento e avaliação meio da qual superiores e subordinados definem, conjuntamente, aspectos prioritários, a saber:
Estabelecem resultados a serem alcançados, em um determinado período em termos quantitativos, dimensionando as respectivas contribuições (metas).
 Acompanham sistematicamente o desempenho (controle) procedendo as correções necessárias.
Um dos conceitos do APO é que o planejamento estratégico da organização deve ser realizado todos os gerentes da empresa (e não apenas pelo alto escalão), a fim de melhorar a própria implementação do mesmo. Outro conceito importante é que devem ser criados sistemas de avaliação de desempenho, visando auxiliar a organização a funcionar de forma a alcançar as metas estabelecidas.

Características principais:
Estabelecimento conjunto de objetivos entre o executivo e seu superior.
Estabelecimento conjunto de objetivos para cada departamento ou posição.
Interligação dos objetivos departamentais.
Elaboração de planos táticos e operacionais, com ênfase na mensuração e no controle.
Contínua avaliação, revisão e reciclagem dos planos.
Participação atuante de chefia.
Apoio intenso do staff durante os primeiros períodos.

Princípios da APO
·  Objetivos específicos para cada membro da organização
·  Decisão participava
·  Tempo especifico, e
·  Avaliação de desempenho e feedback constante

A Administração por objetivos introduziu o método SMART para avaliar a validade dos objetivos, que devem ser SMART:

S
pecific (Especifico)
Measurable (Mensurável)
Achievable (Alcançável)
Realistic, and (Realista)
Time-related. (Relacionado com o tempo)

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