AS IMAGENS DA ORGANIZAÇÃO

Gareth Morgan apresenta uma abordagem sobre as organizações a partir de metáforas que permitem vê-las como máquinas, organismos, cérebros, culturas, sistemas políticos, prisões psíquicas, fluxos de transformação e  instrumentos de dominação. A intensão parece ser a de demonstrar o quanto o universo das organizações vem se tornando cada vez mais complexo e repleto de ambigüidades enquanto nossa habilidade de interpretá-lo não está seguindo o mesmo rumo.   Segundo Morgan, não há mais espaço para uma visão simplista das organizações, administradas como se fossem máquinas desenhadas para atingir objetivos predeterminados, que tendem a limitar, em lugar de ativar, o desenvolvimento das capacidades humanas.


- Máquinas: Podemos relacionar com a ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA, que tem a visão do homem como sendo um apêndice da máquina. Ênfase na divisão do trabalho e organização militar. Berço da Adm. Científica e Teorias Clássicas (Planejamento, Organização, Direção, Coordenação e Controle).
- Organização vista como organismos vivos: Inovação como fator diferencial de sobrevivência.  Podemos relacionar com o Teoria dos Sistemas, que discute a organização como sendo um Sistema Aberto. Empresas são sistemas abertos e devem atingir uma relação apropriada com o meio se quiserem sobreviver.
-Cérebro: Busca melhorar a capacidade da organização, melhorar sua INTELIGÊNCIA ORGANIZACIONAL com homens questionando e tendo uma visão ampla. Busca de novas formas de trabalho. Ruptura com o tradicional. Aprendizagem: detectar e corrigir erros e questionar a relevância das normas.
-Organização vista como Cultura: Organizações são em si fenômenos culturais, cada um possui suas crenças, valores, ritos, ideologia e sistemas sociais. Podemos relacionar com o Desenvolvimento Organizacional, que avaliou cultura, mudança, clima, comportamentos. Analisa a organização dentro de um contexto maior. Olha para dentro da organização (relações indivíduo-grupo).
- Sistema Político:  Política ligada à idéia de disputa de interesses dos grupos ou pessoas que compõe a organização. Gera conflitos por poder, recursos escassos entre outras situações comuns.
- Prisões Psíquicas: Organizações que seguem pensamentos, crenças e limitações que as pessoas não conseguem fugir. Ela consegue dominar e controlar o comportamento do funcionário, o aprisiona dentro de algum contexto.

-Fluxo de Transformação: Organização que se transforma, inova para sobreviver e continuar no mercado. Procura funcionários com habilidades flexíveis e que não sejam estáticos, para acompanharem a cultura da empresa.

-Dominação: Predomina a dominação das pessoas, a exploração, a pressão. Querem não só o corpo mas a alma de cada colaborador. Isso resulta em doenças ocupacionais, acidentes de trabalho. A organização busca alcançar ao objetivo a todo custo.

Nenhum comentário: