
A Teoria Comportamental deu início na década de 40 e é registrada a maior influência das ciências do comportamento na administração . Para a teoria Behaviorista o homem e visto como homem administrativo diferente da teoria clássica(homem econômica) e da teoria das Relações Humanas (homem social). O estilo comportamental propõe uma posição humanísta e descritiva dando ênfase nas pessoas. Com McGregor, Maslow e Herzberg os maiores contribuintes para a formação da teoria explica que o administrador precisa conhecer as motivações para poder dirigir corretamente as pessoas.
Assim, percebe-se uma necessidade e uma atenção ao ser humano saindo do mecanismo e colocar as pessoas para pensar.
Na teoria comportamental existe vários estilos diferentes de conceitos administrativo dentre eles o de Douglas McGregor traçando dois extremos: A teoria X (Administração Rigida e Autocrática) e a teoria Y (Administração Aberta e Democrática). E considerando de que cada um tem capacidade de conseguir seu espaço na empresa conseguindo com seu desempenho.
Na teoria de Herzberg existem dois fatores: FATORES HIGIÊNICOS ou EXTRÍNSICOS. Para ele são passageiros pois não satisfaz por muito tempo.
- INTRÍNSECO porque estão sob controle
- Empenhase como as atividades atribuidas
- Relacionam com a pessoa que se emprenha.
- Empenhase como as atividades atribuidas
- Relacionam com a pessoa que se emprenha.
Processo Decisorial
Nasceu com Herbert Simon que indica que cada indivíduo toma decisões, baseando-se nas informações que recebe e de seu ambiente, processando-as de acordo com suas convicções e assumindo atitudes, responsabilidades, opiniões e pontos de vista.
Etapas do Processo:1. Percepção da situação
2. Análise e definição do problema
3. Definição dos objetivos
4. Procura de alternativas de solução
5. Avaliação e comparação dessas alternativas
6. Escolha da alternativa mais adequada
7. Implementação da alternativa escolhida
2. Análise e definição do problema
3. Definição dos objetivos
4. Procura de alternativas de solução
5. Avaliação e comparação dessas alternativas
6. Escolha da alternativa mais adequada
7. Implementação da alternativa escolhida
Durante esse tempo Maslow apresenta uma teoria de motivação, onde as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, numa hierarquia. Para Maslow esses princípios são fundamentais para motivação e pensando no bem estar de seus funcionários. Dando destaque a cada necessidade e deixando a parte de pensar em produtividade e mecanismo.
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